sexta-feira, 26 de março de 2010

Corinthians - Preocupação com o Planeta

Fonte: Sport Club Corinthians Paulista
Foto: Sport Club Corinthians Paulista\Divulgação

O Sport Club Corinthians Paulista e o Banco Cruzeiro do Sul anunciaram nesta quinta-feira uma parceria inédita para promover a responsabilidade socioambiental. O projeto Jogando pelo Meio Ambiente, concebido pela Nova Estratégia, empresa idealizadora de projetos de comunicação e marketing, inclui diversas ações que visam o combate ao aquecimento global. Trata-se de um projeto de educação ambiental inédito que mobilizará torcedores corintianos, membros do clube, e os funcionários e clientes do banco.

A contribuição da equipe profissional de futebol do Corinthians com o projeto será de extrema importância e acontecerá da seguinte maneira: a cada gol marcado pelo Corinthians, em qualquer competição, cem árvores serão plantadas e a cada jogo do time principal também será feito o plantio de mais cem árvores. A área destinada para o plantio está sendo definida em uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo que concordou em receber a doação de 21 mil mudas para o plantio.

Internamente, o Banco Cruzeiro do Sul dá início a sua gestão sustentável por meio de uma campanha que também envolve a carboneutralização de suas atividades, um programa de redução de emissões, oficinas para a conscientização de seus funcionários e coleta seletiva em seus escritórios com destinação de lixo reciclável, supervisão e análise de resultados. A carboneutralização consiste em reduzir os impactos ao meio ambiente causados pela emissão de gás carbônico.

“A realidade nos coloca à frente de desafios não só econômicos, mas também ambientais. Essa realidade está presente em nosso dia a dia e precisamos nos mobilizar, enquanto parte da sociedade, para que nosso negócio seja sustentável. Damos nossos primeiros passos nessa direção com o Jogando pelo Meio Ambiente”, afirma Luis Octavio Índio da Costa, diretor superintendente do Banco Cruzeiro do Sul. “O projeto da Nova Estratégia veio ao encontro deste nosso anseio e o Corinthians é o parceiro ideal para mobilizar o grande público que pretendemos atingir. É um clube vitorioso, com umas das maiores torcidas do país e que se mostra comprometido com causas importantes. Para nós, é uma grande satisfação iniciar o Jogando pelo Meio Ambiente em 2010, ano do seu centenário”.

O programa ambiental prevê ainda a carboneutralização das emissões de CO2 em todos os jogos do Corinthians em 2010. Isso será feito por meio de um inventário de emissões, elaborado pelo Instituto Ecoar, a cargo da consultoria técnica do projeto. Além do plantio das árvores para a carboneutralização, estão previstas no projeto diversas ações de educação ambiental para a nação corintiana. A mobilização dos torcedores durante as partidas do Corinthians incluirá a distribuição de brindes com chamadas para conteúdos educativos que estarão disponíveis no site do projeto, a exposição de uma bandeira gigante com a logomarca do Jogando pelo Meio Ambiente, anúncios de publicidade e promoções online em redes sociais. As ações promocionais no estádio serão iniciadas no clássico contra o São Paulo F.C., pelo Campeonato Paulista, dia 28 de março, no Estádio do Pacaembu.

É a primeira vez que um clube de futebol se mobiliza em uma ação desse porte pela causa do meio ambiente. “Esperamos que esta parceria se estenda por um longo prazo”, declara Luís Paulo Rosenberg, diretor de Marketing do Corinthians. “O Corinthians é um clube comprometido com causas sociais e tem a capacidade de mobilizar uma legião de torcedores em todo o país. Queremos que todos os corintianos apóiem o Jogando pelo Meio Ambiente e façam a diferença, junto conosco, no combate ao aquecimento global”, completa.

Em todo o projeto a Nova Estratégia contará com o suporte técnico do Instituto Ecoar, que será responsável não apenas pelo plantio, mas também pela manutenção das árvores plantadas, o que inclui desde o preparo do solo até a seleção de mudas que serão cultivadas. Haverá ainda a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade (resultados da coleta seletiva e das ações de carboneutralização, status do plantio e da manutenção das árvores etc.). Esses relatórios serão informados periodicamente, compromisso assumido entre os parceiros e apoiadores.

Muito Legal a Iniciativa, e Sorte ao Time!
Flw, e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário