sábado, 6 de março de 2010

#plantao - Lar Certificado / Leia Atentamente

Fonte: Planeta Sustentável
Ilustração: Greg


Quem procura uma casa ou um apartamento para morar terá mais um fator para pesar na hora da compra, além de preço e localização: o selo do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) para empreendimentos residenciais




Lançado pela Fundação Vanzolini como pioneiro no setor, que contava apenas com certificações para projetos comerciais e industriais, o novo selo nasceu de um convênio com a certificadora francesa Cerqual.

“Ele atestará as qualidades dos projetos”, diz o coordenador executivo Manuel Carlos Reis Martins. Os futuros moradoresterão garantia de um imóvel mais saudável e com menor consumo de água e energia. E a sociedade também ganha, já que o documento com os critérios do AQUA ficará à disposição para consulta pública. “Qualquer pessoa poderá usá-lo como referência”, afirma Francisco Ferreira Cardoso, do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

O sucesso, porém, depende da adesão do mercado e dos consumidores. “Mas a tendência é que os edifícios certificados se destaquem”, avalia Hamilton Leite Júnior, diretor de Sustentabilidade do Secovi-SP.

COMO FUNCIONA A CERTIFICAÇÃO
O selo AQUA analisa o desempenho ambiental e as soluções de projeto. É diferente da proposta do Americano LEED, que traz uma lista de créditos a serem contemplados. “A certificação não exige aquecimento solar, e sim economia de energia”, exemplifica Manuel Martins.

VEJA MAIS DETALHES:
- Os edifícios são avaliados no local e certificados em quatro etapas: programa, concepção, realização e operação.
- A avaliação compreende 14 critérios, divididos em quarto grupos: ecoconstrução, ecogestão,
conforto e saúde.
- Cada critério é classificado como bom, superior ou excelente. Para obter o selo, é preciso ser bom em todos e atingir, no mínimo, quatro marcas no nível superior e três no nível excelente.

OPA, é bom se preparar.

Quer saber mais?

Está no Lugar Certo, este é o site da Fundação Vanzolini, citado acima:http://www.vanzolini.org.br/conteudo.asp?cod_site=0&id_menu=493

Flw, e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário