sábado, 17 de abril de 2010

#atitude - Projeto que regula descarte de lixo passa na Câmara

Primeiramente, peço desculpas a todos, por não postarmos esse post antes. Foi um erro e com certeza falta de credibilidade. Mas garanto que irão gostar do que ele se trata.

Fonte: G1/Agência EstadoGarrafas PET: Jogadas e Descartadas. Isso pode mudar com a nova lei que passou pela Câmara

O projeto de lei que cria o marco regulatório sobre os resíduos sólidos foi aprovado no fim da noite de ontem pela Câmara dos Deputados, por acordo de líderes, sem a necessidade de votação nominal. A proposta, que agora segue para o Senado, cria o regime de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

De forma encadeada, serão responsáveis pelo destino do lixo fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos. Essa é a parte considerada mais inovadora do texto, pois todos serão responsáveis pelo destino final do produto e pelo cuidado com a preservação do meio ambiente.

Se transformada em lei, a proposta deverá mudar radicalmente a forma de recolhimento de garrafas plásticas (PET), latinhas, vidros, papel de picolé e todo o tipo de embalagens. Governo e empresas poderão fazer acordos setoriais para estabelecer as formas de recolhimento das embalagens. A ideia é oferecer incentivos a quem utilizar as cooperativas de catadores de lixo. O mesmo projeto de lei obriga os fabricantes e revendedores a recolherem os resíduos sólidos perigosos tanto à saúde quanto ao meio ambiente, como resíduos de agrotóxicos, pilhas de baterias, pneus, óleos lubrificantes, embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Ou seja, fabricantes de refrigerantes terão de recolherem as garrafas pet vazias e doarem os mesmos e doarem para cooperativas de reciclagem.

Um exemplo, é o Reciclázaro, que recolhe esses materiais sólidos e oferecem dinheiro e empregos, movimentando o país. Conheço essa cooperativa justamente porque passo sempre na frente dela, ao lado da Igreja na Praça Cornélia-SP. Endereço abaixo:

Casa São Lázaro (Sede)
Praça Cornélia, 101
Água Branca
Tel: 3871-5972

Legal, não? A informação é de Março, e NÃO há nenhuma noticia do andamento desse caso.
Flw e T+! Desculpas à demora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário