sexta-feira, 10 de setembro de 2010

#interessante - Ecovila

Há duas semanas não posto por aqui, desculpem. Não sou o tipo de pessoa que posta com periodicidade diária, semanal ou mensal. Posto quando dá para postar, ou quando há alguma coisa MUITO interessante, aí eu posto urgencialmente na hora. Mas é isso.

Hoje, irei falar sobre as "Ecovilas", tema sugerido pela minha profª, Luiza Helena.

Ecovila é um assentamento de pessoas, onde o seu diferencial é justamente o seu potencial sustentável. O homem sempre foi capaz de viver em harmonia com a natureza, porém, com os eventos que aconteceram de 16 mil anos (é 16 mil mesmo) para cá, o mundo e a cabeça do homem mudou.

Foi considerado uma das 100 maneiras de se viver bem e respeitando a natureza pela ONU, em 1998.

O que se vê em uma Ecovila, está "além do que se vê, está no que se sente". Você se sente harmoniosamente bem, tendo uma boa convivência com todos a sua volta. Quem não gostaria de viver deste jeito, hm? Sem estresse.

Mas realmente o mais importante e impressionante numa Ecovila, como disse, é seu potencial sustentável, uma vez, que, setores desde a Construção Civil, Energia e Saneamento, até sua Organização Política são afetados. Veja algumas das vantagens e\ou características sustentáveis numa Ecovila.

CARACTERÍSTICAS


-ÁGUA
Á agua da chuva é armazenada em Cisternas, como em muitas regiões daqui estão fazendo, devido à escassez; A água é tratada com biofiltros hidropônicos de Águapé, Carvão, Areia e Brita, e para consumo final, por Filtros de barro.

-TRATAMENTO DE REJEITOS
Uma alternativa é o banheiro seco, que decompõe a matéria organica em serragem, e jogado depois na terra, foramndo um bom fertilizante para a terra, ou descartá-lo como lixo orgânico.

-ENERGIA ELÉTRICA
Painéis Solares, Geradores Eólicos, Moinho de Água, Biogás ou outras fontes. Como toda energia sustentável, o custo e lucro são supridos a longo prazo. Mas vale (e muito) a pena.

-TRANSPORTE
Evitar andar de carros que utilizem combustíveis fósseis (Gasolina), andar de bicicleta, pegar Carona, etc

-ECONOMIA SOLIDÁRIA E CONSUMO CONSCIENTE
Consciência total do que compra, se aquilo é realmente importante para suprir as suas necessidades.

-PRODUÇÃO LOCAL DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
Há um cuidado grande com a terra, para plantar, gerar um sistema "produtivo, resistente e belo", com pouco uso de energia, e sem desperdícios.

-BIOCONSTRUÇÃO
Além da utilização de Materiais ecológicos, resolve uma série de problemas como há em toda casa. Melhora a ventilação da casa, prioriza a economia de energia, e a ultilização do Telhado Verde, que otimiza o aquecimento e resfriamento da casa;

-ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
Todas as responsabilidades, em geral, são divididas, fortalecendo um bom convívio social.

Tudo isso, é muito interessante, ainda mais no tipo de sociedade que temos hoje.
Bom, é isso. Queria dizer também que o ocntador do Planeta Sustentável está prestes a bater a meta de 2 milhões de sacolinhas recusadas. Eu não disse?

Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário