quarta-feira, 20 de outubro de 2010

#casa - A Casa Do Futuro


Aqueles projetos de moradias em que estamos acostumados a ver atualmente estão com os dias contados.
O futuro dos projetos arquitetônicos é envolver a sustentabilidade no ínicio ao fim da construção. Do estudo preliminar a etapa de acabamento e decoração dos ambientes.
Esta mudança se torna necessária devido a nova realidade existente no planeta. Os recursos naturais estão sendo retirados da Terra, e se não mudarmos de atitude, um dia viveremos em um caos.
Acredito que esta mudança já está acontecendo. As pessoas estão vendo que atitudes individuais e isoladas, têm sim efeito. Culpar os governantes, ou as indústrias passa então a ser uma atitude de uma pessoa alienada. Nós fazemos parte do planeta, vivemos em sociedade e somos consumidores, portanto temos nossa parcela de culpa quando não agimos de forma consciente.
A mudança então deve começar em nossa própria casa. Os projetos arquitetônicos sustentáveis são a solução.
Projetos em que se pensa na ventilação dos ambientes, para se diminuir o uso de ar condicionado e ventiladores. Casas com amplas janelas, para se conseguir iluminação natural. Cobertura com recepção de águas de chuvas e placas solares. Uso de materiais de demolição e biodegradáveis na construção. Técnologias que até pode ter um alto investimento inicial, mas que a longo prazo, proporciona um retorno muito além do dinheiro investido: O retorno de dever cumprido. O planeta agradece.
Vamos entrar em um debate: Será que realmente é caro comprar uma placa de energia solar para esquentar a água do chuveiro? Ou é caro o preço que teremos que pagar com a falta de recursos naturais?
Fica o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário