sábado, 11 de dezembro de 2010

#COP16 - O q aconteceu por lá?

Bem, vamos hj falar sobre a COP16, que acaba hj, já, com algumas metas.
A minha avaliação sobre o que aconteceu? 7. Pq apesar d tudo q aconteceu, puderam fazer ao menos um acordo.
A Seguir, alguns tópicos.

NERVOSISMO NA COP16
Houve muito, muito nervosismo na #COP16. Não dá pra negar. Alguns pontos para se destacar são:

EUA\Países Ricos e Paises Emergentes> Primeiramente, os 'Países Ricos' queriam que os Países Emergentes, ao msm tempo, emissores grandes de gases que provocam o efeito estufa (Brasil, China) diminuissem as emissões. Para não ficar por isso msm, os países emergentes exigiram o msm dos EUA.

Rússia e Japão> Ambos os países tentaram revogar a hipótese do Protocolo de Kyoto continuar a valer pra dps de 2012, já que o Protocolo já não pode ser usado nas condições atuais, visto que temos novas potências, novas economias, novas preocupações, novos projetos


METAS
Apesar de não terem tantas, houve, sim, Metas, estipuladas para 2020;

BRASIL> Diminuição de 36% a 39% das emissões até 2020, segundo Isabella Teixeira, atual ministra do Meio-Ambiente


RESULTADOS
Agora, é a hora do 'VAMOS VER', da COP16. O que decidiram, até hj de manhã em Cancún
Fonte> Folha.com

PROTOCOLO DE KYOTO > Continuação das Negociações para um Consenso, com os Países Desenvolvidos; O que não quer dizer que tenham de assinar compromissos repentinamente; Japão é contra, por não incluir países desenvolvidos e emergentes, estes, que teriam de entrar num acordo.

FUNDO VERDE > Criação de um FUNDO VERDE CLIMÁTICO, para que países possam ter uma ajuda, para criarem uma infra-estrutura + verde, Tecnologia Verde, para diminuir as Emissões; União Europeia, EUA e Japão já se conprometeram a contribuir anualmente, e o Tesoureiro será o Banco Mundial, por 3 anos;

EMISSÕES > Redução de 25% a 40% das emissões em relação ao nível de 1990; Isto é, essa parte se encontra no Protocolo de kyoto, por isso o EUA não estava incluído.

PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO > Terão de divulgar dados a cada 2 anos, sobre a redução das Emissões, Informações de como reduziram, etc. (Brasil, China)

DESMATAMENTO > Os países terão de diminuir o desmatamento, tendo em vista que, o próprio é responsável por 20% das emissões. Pedem aos Países em Desenvolvimento que, criem planos para isso. E ainda, exorta todos os países, sem exceção, a respeitarem os povos indígenas.

E é isso!
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário