sábado, 1 de janeiro de 2011

#Ciência - Sacolas Plásticas gastam menos que as de Bioplástico

Fonte: Inovação Tecnológica\Sacolas Plásticas


Hsien Hui
Khoo e seus colegas do Instituto de Engenharia e Ciências Químicas de CIngapura fizeram uma pesquisa, e descobriram algo inesperado.
O saco plástico, normal, feito de combustível fóssil (Petróleo) utiliza menos energia que o bioplástico, feito de milho.


As resoluções foram feitas em base no ACV.

ACV, é a Avaliação do Ciclo de Vida, uma técnica usada para analisar os impactos ambientais em todas as fases de um processo produtivo, onde é feito um inventário de energia, dos recursos consumidos, das emissões, e dos resíduos gerados na produção de um determinado produto [REPRODUÇÃO : Inovação Tecnológica]

E então em base nisso, os pesquisadores usaram a ACV para comparar a sacola plástica normal, a mais usada, de Polietileno à sacola de Polihidroxialcanoato, ou PHA.

Compare os dados a seguir. Perceba que todas as etapas são abordadas. Desde a extração da matéria prima, até o produto final. NO caso: Para se produzir 1 kg de sacolas de polietileno, a normal, necessita-se a extração e o refino do Petróleo, a conversão deste para o polietileno, e enfim, a extrusão do polietileno em sacolas. São necessários> 1,22 kg de petróleo bruto, 0,4 kg de gás natural e 48 megajoules de energia. Já o PHA (Ou Polihidroxialcanoato) é um BIoplástico, que é feito do amido de milho. A Produção envolve o cultivo do milho, a colheita, a moagem úmida, e a fermentação, e aí, a comparação> São necessários : 4,86 kg de milho, e 81 megajoules de energia. Ou seja> A sacola de PHA gasta 69% mais energia.

E então, Hsien e seus colegas escolheram que seria melhor por enquanto, a sacola normal. A Conclusão, é que as sacolas de PHA podem ser amigas do ambiente se a energia utilizada for renovável, embora o cultivo do milho possa compensar emissões de carbono através da fotossíntese.

Bem interessante saber isso. Então, numa comparação, se eu pegar uma sacolinha normal, estrei ajudando mais, do que se eu pegasse um feito de Bioplásticos?
E outra, sabe? Aquela sacolinha Oxibiodegradável, aquela que vc pensa que vai desaparecer, bem rápido? Saiba que as partículas desaparecem na natureza. Fora dela, elas ainda existem, ou seja, não adianta. E aquelas foto-degradáveis, que desmancham à luz do sol? A sacola vira um , que com o veneno da mesma, se incorpora no solo, e entra no alimento que vc come, e na água que vc bebe. Mas que beleza, não é? Fora que as sacolinhas plásticas são um horror. Entopem bueiros, se estiver na natureza pode formar uma manta e prejudicar o solo, etc.
Como diz o Site Setor Reciclagem, As sacolinhas 'Não foram feitas para serem jogadas nas calçadas, na beira de estradas ou na praia.'

Dica>
Ande com sacolas retornáveis. E se continuar a pegar sacollinhas, veja o vídeo, do canal da Associação Reciclázaro(clique aki), onde eles dão dicas, para reaproveitar a sacolinha de plástico. Afinal, um dos males das sacolas de plástico, tanto para o plástico utilizado na produção, qto para vc, é não reutilizar a mesma.

E SEMPRE LEMBRE: AS SACOLAS PLÁSTICAS SÃO RECICLÁVEIS!!!

É isso. #Fikdik
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário