quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

#dicas - Como ser responsável num supermercado


Imagem: A SABER

Bom, para o título, achei que era demais colocar 'Como ser SUSTENTÁVEL num supermercado', e achei melhor colocar responsável.

E não vem falar que eu copiei isso de algum site, pq o texto é original. E de minha autoria, assim, como maior parte dos meus posts.

Mas enfim. Estou escrevendo este post, pq justamente acabei de voltar de um, e na hora de colocar as compras, justamente usei 2 caixas de papelão. É recomendável, além das sacolas retornáveis.

Vamos começar:

1ª DICA > Antes de ir para o supermercado, pegue as sacolas retornáveis. (se vc tem, é bom levá-las)

2ª DICA > Evite pegar o folhetim de ofertas de seu supermercado. Se for pegar, recicle. Dê um destino apropriado a este material.

3ª DICA: Verifique a PROCEDÊNCIA do produto.

4ª DICA > Sempre procure dar um destino correto às embalagens. Tente saber como as embalagens foram produzidas, o produto foi produzido. Se é reciclável ou não. Prefira embalagens recicláveis

5ª DICA > Na hora de pagar, use as sacolinhas que vc pegou em sua casa, lembra? Se esqueceu, recorra às caixas de papelão, que os supermercados te oferecem, gratuitamente. [Opte tbm pelas sacolas retornáveis oferecidas no supermercado. Mais ou menos R$ 5. Isso, se vc ainda não tem, e quer uma.]

6ª DICA > Se vc pegou o folhetim, procure já dar um fim nele no próprio supermercado. Veja se tem um lugar que tenha cestas para coleta de material reciclável.

Pronto. São estas as dicas.
Qto a transporte, isso é outra história, mas vamos falar sobre isso um pouco.
Devemos ser cautelosos qto a dizer que o Transporte tem de ser sustentável. De fato. Tem que ser. Mas sinto muito. Os carros no geral, são a Diesel, Gasolina, Álcool, Gás Natural, ou bicombustíveis, e não híbridos, como o Ford Fusion HYBRID recém-lançado, ou elétricos, como o TATA.

Não há muitas opções Híbridas. Se vc tem dinheiro, é um bom investimento. Mas, sinto. Não é todo mundo que tem condições de comprar um Híbrido.
E o elétrico, acho que ainda não chegou ao Brasil. Nenhum modelo. A exceção é o Gurgel Itaipú, da montadora brasileira, já falida, infelizmente.

Voltando: um carro levando 5 pessoas é mais sustentável do que se fosse apenas uma? Claro! Isso, pq ser sustentável, é atender as necessidades básicas tuas, sem prejudicar tanto qto se fossem 5 carros, com uma pessoa em cada carro.

Mas isso é com vc. Ande a pé, vá de ônibus, ou vá num carro, mas no caso, que tenham mais pessoas andando com vc, pq caso contrário, a história do supermercado não terá de nada adiantado...

E é isso.
Comente no Twitter > @ReciclaBrasil
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário