quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Desenvolvimento, Tecnologia e Sustentabilidade

Fonte e Reprodução: Diário do Verde \ Cidades Inovadoras
Atualização em: 03 de Fevereiro de 2012

Primeiramente, agradeço aos sites Diário do Verde e CIdades Inovadoras, que me deram base para publicar este texto. O texto do Diário do Verde fala, sobre TI Verde, ou Tecnologia Verde. O Cidades Inovadoras fala sobre as 10 cidades mais limpas do mundo. 

Agora, vou comentar um trecho de cada matéria/site.
Demorou, mas o coletivo humano, ao que parece, despertou para a realidade: preservar o planeta não é uma questão de neurótica e sim, de pura lógica e competência. [Reprodução: Diário do Verde]
Verdade. A Lógica e a Competência são aliados de uym bom desenvolvimento sustentável. Vamos agora a um trecho do site Cidades Inovadoras:
"Diante de uma rápida expansão econômica e populacional, a cidade [de Calgary], reformulou seu sistema de saneamento nos últimos dois anos com o programa chamado "Too Good to Waste", que visa diminuir a quantidade de resíduos enviados para aterros."[Reprodução: Cidades Inovadoras]
Se vc viu a reportagem, veja que este trecho se refere à Expansão de Calgary, cidade que é o centro financeiro comercial, que está no 1º lugar da lista das 10 cidades mais limpas do mundo, ok.
Veja, que a cidade promoveu toda uma série de programas, visando reduzir a qtde de resíduos da construção civil, dar inecntivos financeiros e tbm educação ambiental: Quer dizer: Isso é desenvolvimento sustentável. Isso, consequentemente, fez a cidade ser a mais limpa do mundo.

Agora sim. Se vc leu as duas matérias, e entendeu bem onde quis chegar com as reproduções e meu ponto de vista, verá que para termos um mundo mais perto do perfeito, ou um mundo sustentável, Primeiro: É preciso acreditar; E acho que esta parte podemos pular, já que grande parte das pessoas acreditam, que tendo um desenvolvimento sustentável, podemos garantir que possamos viver com tranquilidade nas próximas décadas, séculos, etc.

Segundo, é preciso saber. O que é sustentabilidade? Desenvolvimento Sustentável? Terceiro: É preciso um amplo conhecimento. No mundo de hoje, como somos do sistema capitalista, precisamos de investimentos. Dinheiro. Capital; Quarto: Dinheiro também, para incentivar pesquisas, projetos, e financiar tecnologia; Investimentos em novas fontes energéticas; Investimentos em Saúde e Educação; Investir na educação Ambiental; Quinto: Tomar medidas que façam mudar o aspecto de algum lugar. Como por exemplo, fazer os resíduos de construção civil serem reciclados, em vez de serem jogados fora, simplesmente.Sexto: Fazerem as tecnologias virarem úteis. Para o bem da humanidade e o planeta; Tomar um novo conceito de vida;

Acho que estes pontos seriam imprescindíveis, mas fica a discussão. Não estou forçando a ngm minha opinião e acho, que isso deveria mover um debate.

Vlws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário