terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

#inovacao - Lixo Hospitalar deixa de ser um problema no Brasil

Fonte: Planeta Sustentável
Foto: Jornal da Biologia

Olá a todos, tudo bem? Hoje, vou falar sobre algo que incomoda [muito] os Hospitais e estabelecimentos de saúde, o Lixo Hospitalar.


O Lixo Hospitalar sempre foi motivo para dor de cabeça para os hospitais, e também para os estabelecimentos que são ligados à área de saúde. Primeiro, porque o lixo hospitalar causa ameaças à própria saúde [transmissão de doenças, risco de infecção], segundo, porque para descartá-lo e certificar que o material não causa danos à nossa saúde, é preciso causar danos ao meio ambiente.

Atualmente, os estabelecimentos da área gastam dinheiro para incinerar este material, o que faz liberar os temíveis gases do efeito estufa.

Mas, agora surge este equipamento, uma alternativa que chega ao Brasil, que além de reduzir os custos com lixo do Hospital, não emite gases, apenas vapor d'água. E mais: Não causa ameaças à saúde, e seu impacto ambiental é muito baixo. Chamado de Newster 10, ele tritura o material, e depois o esteriliza, o que faz com que o material seja seguro. A Fabricante, é a Traadex, empresa italiana.

Só depende do investimento de quem quiser investir no equipamento - custa 220 mil euros - que já é fabricado há 20 anos na Itália, e exportado para 22 países. Inclui a instalação do aparelho, e o teinamento de operadores.

Apesar do alto investimento, o custo-benefício mostra-se atraente: Dependendo do caso, em 2 anos e meio, vc poderá recuperar o que investiu - além de gastar até 70% a menos com lixo no mês -

Já teve gente que investiu na ideia no Brasil: Foi o Hospital Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná, que fica em Curitiba.

De fato, não é qualquer estabelecimento de saúde que tem condições necessárias para fazer um investimento deste porte. Mas pra quem pode comprar, visando o custo-benefício... Além de ajudar o meio ambiente, dará um fim seguro [e definitivo] para o lixo hospitalar.

Bom, é isso,
Flws e T+!

Um comentário:

  1. Muito interessante essa postagem! Onde eu moro o lixo hospitalar ainda é um problema, ele não tem um fim seguro. Isso, além de destruir a natureza ainda pode ser muito prejudicial para as pessoas que podem muito bem entrar em contato com esse tipo de lixo.
    Um fim seguro e definitivo para o lixo hospitalar é realmente uma boa notícia, espero que o Newster 10 tenha chegado para ficar!

    ResponderExcluir