quarta-feira, 23 de março de 2011

#IMPORTANTE - Prós e Contras da Energia Nuclear


Fonte: Arquivo Pessoal\ Energia e Ambiente \ AMAnatureza


Olá a todos, hoje vou falar um pouquinho sobre as vantagens e as desvantagens da (agora) temida Energia Nuclear. Mas o que é isso?

É a energia liberada quando ocorre a divisão dos Átomos, com matéria-prima mineral primária altamente radioativa.

 No reator, ocorre a sequência multiplicadora, conhecida como a 'Reação em Cadeia'. Há duas maneiras de aproveitar a Energia Nuclear: Através da Fusão Nuclear, quando dois núcleos atômicos se unem para produzir um único, e a Fissão Nuclear, quando o núcleo atômico se subdivide em 2 ou mais partículas.A energia provinda da fissão ou fusão nuclear vai aquecer a água, produzir vapor e vai movimentar portanto, a turbina da Usina.

Já vimos o processo que gera a energia Nuclear, agora vamos ver quais são as vantagens e desvantagens.
Esta é uma das vantagens que vou apresentar agora, vamos lá:

-VANTAGENS
1 - Não contribui para o Efeito Estufa;
2 - Não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, etc, pouco, ou quase nenhum impacto sob a biosfera.
3 - Não utiliza grandes áreas de terreno, não há alagamento de áreas nem perdas de solo.
4 - É a fonte mais concentrada de geração de energia;
5 - Não depende de uma época do ano específica;
6 - Grande disponibilidade de combustível;

DESVANTAGENS
1 - Os resíduos nucleares tem de ser armazenados em locais bem isolados e protegidos.
2 - A Radioatividade
3 - Grande Risco de acidentes na Central Nuclear
4 - Dificuldade no armazenamento de Resíduos.
5-  Maior custo de produção em comparação com outras fontes.
6- Funcionários não estão protegidos - Quem está exposto a este tipo de trabalho, pode - se não estiver adequado às normas de segurança da usina - ficar exposto à radiação.

Até deixei esta lista no Twitter, para que os blogueiros e os seguidores pudessem comentar. Se quer comentar, vai lá no @ReciclaBrasil.



Antes da própria tragédia de Tchernobil [ou Chernobyl, como preferirem] o número de Usinas Nucleares construidas era enorme. Depois, a quantidade de usinas em funcionamento abaixou muito, em função da tragédia causada, da área que teve de ser evacuada, e do custo que tudo isto gerou.


Enfim. Acho que existem outras fontes a serem exploradas. Visto o que o acidente causou, talvez não na proporção que muitos já esperavam, mas mesmo assim sendo um acidente de grandíssimo porte, bom tomar cuidado daqui para frente.
Apesar disso, vários países da União Europeia decidiram rever suas Usinas, a segurança e etc

ATUALIZAÇÃO, 2 de Junho de 2011
A Alemanha decide fechar suas usinas, apesar de haver um projeto de modernização das usinas já existentes. Isto até 2022.

ATUALIZAÇÃO, 16 de Maio de 2012
Bom, o Japão apesar do ocorrido começa a se levantar, e está em processo de reestruturação. Greenpeace aponta falhas em Angra 3

ATUALIZAÇÃO, 17 de Janeiro de 2013

No Japão, uma música em homenagem às tragédias de Sendai e Fukushima foi tocada no especial de fim de ano da emissora NHK, (a mesma que transmitiu para todo o mundo a tragédia de Fukushima) a canção "Hana wa Saku", que em tradução literal significa: "As flores estão florescendo". Na ocasião, enquanto a música tocava, diversas imagens de sobreviventes passavam na tela, segurando uma flor, simbolizando o fato de que o Japão se reergueu, apesar de todos os acontecimentos.


É isso,
Flws e T+!

13 comentários:

  1. obrigado, gostei muito do post e espero mais :D

    ResponderExcluir
  2. só uma observação: o acidente em Goiania nao teve nada a ver com energia nuclear, foi um fato isolado relacionado ao lixo hospitalar que estava em um lugar desapropriado

    ResponderExcluir
  3. Pois é ! Pretendo Fazer concurso para trabalhar na eletro nuclear de Angra dos Reis é vejo o fator da radioatividade um agravante para ter um pouko e medo, mais se eu for pensar nisso ate quem nunca pensou em trabalhar lá , sofre impacto espero que não mais tudo e possivel! Uma pergunta os residuos Toxico nunca deixarão de existir terá sempre que ser armazenados ? e em exemplo comparativo qual seria a proporção desses rezidos no ano ? asnmoura03@hotmail.com << Mas Muito Obrigado por Alertado pois tbm tinha apenas 1 forma de pensar sobre energia nuclear

    Prazer meu Nome e Allan Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os resíduos deixam de ser radioativos depois de 50 a 300 anos, mas isso varia muito dependendo do resíduo.

      Excluir
  4. aaaaaaaaaadorei . amei . gostei mt . aah achei legal :* s2222222

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você a respeito de ser um fato isolado, porem o material foi retirado de aparelho de raio-x por um dono de ferro velho, com a intenção de vender o chumbo no qual armazenava o Cs-137.Não vejo motivos para não investir na energia nuclear, pois essas desvantagens sitadas acima dependem apenas de uma boa logística treinamento dos colaboradores, e logico tem que ser feita uma monitoração diária da área onde essas pessoas vão trabalhar. A respeito do armazenamento desse material sim , é um pouco mais complicado pois a meia vida do material radioativo é longa, e sim teria que ter um local isolado para o armazenamento do mesmo.

    ResponderExcluir
  6. A energia nuclear pode assustar um pouco as pessoas leigas no assunto , mais tratada de forma correta ela poder ser muito bem aproveitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM VC, APESAR DOS GRANDES RISCO!!!!

      Excluir
  7. Bem interessante , me ajudou muito. Obrigado !

    ResponderExcluir
  8. Ótimo...Muito bem elaborado!!!

    ResponderExcluir