segunda-feira, 16 de maio de 2011

#resíduos #solidos #reversa - E depois, como vamos fazer?

Tipo, os celulares evoluiram e continuam evoluindo de forma tão intensa que o celular não precisa estar quebrado para ser descartado! Um exemplo é se o seu celular tem mais de 10 anos... Não é pra achar absurdo, afinal, deveria ser um bem durável... Não concorda?


[...Como vou descartar este celular?...] 
[...O que vamos fazer com esta televisão quebrada?...]

Estas, são algumas das perguntas cotidianas que muitos fazem ao tentar descartar um eletroeletrônico. O que, realmente não é fácil. E se a tarefa é difícil demais, vai para o lixo. A consequência, é que além do tempo de decomposição destes produtos, fala-se dos impactos sobre o próprio meio-ambiente.

Por isso, uma das medidas para acabar com o problema - A Logistica Reversa - pode ser fortalecida, até para garantir que estes resíduos sejam reaproveitados, ou descartados da melhor forma, corretamente.

Isto prevê que: As empresas não só devem testar o produto, se ele é durável, tem boa qualidade. Devem também prever como será a destinação deste produto. Tipo: 'O produto quebra e onde o consumidor deve levar?'. Ou seja: Tem de ser feito todo um planejamento de como será o retorno do produto aos fabricantes, e de como será a destinação correta destes produtos. 

'Orientação' talvez seja uma palavra-chave na hora de descartar algum produto. O que na minha opinião, não deve, nem pode faltar.Algumas empresas até divulgam seus programas de Logística, eu mesmo conferi. É difícil achar, o que eu acho bem intrigante.

Estão sendo discutidas normas que prevê a coleta, separação, reaproveitamento e a destinação de produtos, tais como o oleo de cozinha, eletroeletrônicos, remédios, etc. Esta discussão está entre cinco grupos de trabalho criados pelo Ministério do Meio Ambiente.

Isto poderá aumentar o descarte correto destes produtos, e portanto, a Reciclagem.

Um caso bem sucedido, segundo a Reportagem e o Ministério do Meio Ambiente, seria o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos, que aumentou 17%, no mesmo período, em comparação ao ano passado, no pais. 

Porém, as regras para valer mesmo, para o descarte destes produtos, só sairão no segundo semestre do ano que vem. E é uma expectativa.

Acho que tomando como exemplo o celular, que vc vê um modelo novo surgindo nas prateleiras toda semana... Mais celulares que habitantes... Mercado forte... Logística Reversa resolveria o problema dos celulares velhinhos... E dos PCs, teclados, mouse perdido, bateria, etc...

É isso,
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário