quinta-feira, 2 de junho de 2011

#codigoflorestal - Debate Tenso, Texto, Votos, e Novo Código.

Fonte: G1 \ IG

Foi tenso. Desde o começo, quando o texto de Aldo, tão esperado pelos parlamentares, não vinha. Houve discussão entre os próprios parlamentares, que votariam a favor ou não, ao Código. Emendas Polêmicas. Foi discutida a anistia para os desmatadores, já contrariada pela presidente Dilma Rousseff. Adiação da votação, etc e tal. A seguir, alguns pontos que fazem muitos serem contrários à mudança do Código, aprovado por decreto em 1934 e por lei em 1965.

Um ponto polêmico do novo código, é a Emenda 164, que estende aos Estados a responsabilidade de >

- Decidir sobre as atividades agropecuárias (agricultura, plantações \ pecuaria, gado.) nas chamadas APPs, ou Áreas de Proteção Permanente.

O estado brasileiro prefere que este poder de decisão fique restrito a ele mesmo; Prefere ter uma exclusividade.

Fora que a emenda 164, na prática, anistia quem desmatou, já que a emenda libera as plantações e pastos feitos em APPs até Junho de 2008.  

No dia 25 do mês passado, o novo Código e a emenda 164 passou na Câmara, palco de inúmeras discussões. Houveram políticos que falaram que há equívoco, ao comentar que o Código desrespeita o Meio-Ambiente, que a emoção está mais forte que a razão. Outros, criticaram as atitudes de alguns parlamentares.

Este post pode ser atualizado a qualquer momento, sem prévio aviso, para inserção de novas informações.

É isso,
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário