domingo, 17 de julho de 2011

#Eolica - Custo de geração diminui, e torna-se mais competitiva

Preço de Geração de energia Cai, e a torna mais competitiva

Antes de mais nada, peço que leiam todo o texto.  Ao final dele, há dicas, que podem fazer sua conta de neregia cair [e muito!] Obrigado pela atenção desde já.
O diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Pedro Perrelli, afirmou que o aumento na geração de energia eólica reflete na procura por novas fonte de energias limpas, que tornou o custo de instalação e compra de equipamentos mais acessíveis, ou seja, competitiva. Os leilões que comercializam a energia eólica pôde gerar um grande salto no setor.

O preço, não é tão competitivo, comparando com a energia gerada nas hidrelétricas, mas vem caindo significativamente; O preço por MWh caiu de 160 reais para 147 reais, durante os anos de 2009 a 2010. Nas hidrelétricas, o MWh sai por 95 reais.

O impacto gerado no meio ambiente, pode ser revertido em dois ou três anos; Atualmente, a energia dos ventos é responsável por 1% da matriz energética (1 GWh). Houve um aumento impressionante na geração de energia de 2005 para 2010: Eram apenas 30 Megawatts/hora. Em 2010, já era  1 Gigawatt/Hora.

O governo pretende aumentar a participação das energias limpas na matriz energética. Hoje, a energia eólica responde por 1%. Mas em 2020, deverá ser 7% de participação, de acordo com as metas previstas no Plano Decenal de Expansão de Energia, quando o país deverá gerar 171 GWh, e a participação das usinas hidráulicas deverá cair de 76% para 67%.

As usinas hidrelétricas porém, continuam sendo importantes para o país, segundo Perrelli, já que "na época de mais chuva, é quando venta menos. E quando os rios estão mais vazios, é quando venta mais"


Gerando energia na sua casa, vc economiza um bom $ na sua casa. Só isso já é uma blz. Porém, se vc não pode comprar uma placa solar, vc pode optar por economizar na conta de luz. 

#DICAS
- Desligue o Pc, quando este não está em funcionamento. 
- Desligue a tomada do seu carregador, de Notebook, Celular, Máquina Fotográfica, etc. Nunca deixe a tomada por uma noite inteira carregando, evite desperdícios.
- Desligue os aparelhos que estão em standby [a famosa luz vermelha]. 
- Opte por lâmpadas fluorescentes, que podem oferecer uma melhor iluminação, com menos consumo de energia

#DICA MASTER
- Quando for comprar um eletrodoméstico, verifique ele oferece um bom consumo de energia. O selo PROCEL é um ótimo indicador. Varia do A, bom consumo, até o E, que é um consumo bem ruim. Ou seja, consome mais energia que o equipamento que tem um indicador A, por exemplo.
Veja este site aki, da Eletrobras> http://www.eletrobras.gov.br/elb/procel/main.asp?TeamID={2DEB4057-D085-49A8-A66E-5D946249DC56}
Lá, vc pode ver modelos de televisores, geladeiras, condicionadores de ar, e etc;

Desculpe, pelo mês de inatividade...
É isso,
Flws e T+!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário