segunda-feira, 10 de outubro de 2011

#debate - Conversação, Debate, Água, Reciclagem



Pra começar, vamos falar sobre o programa "Sem Censura", da Tv Brasil. É um programa onde se debate diversos assuntos, e faz prestação de serviços, colocando na mesa os assuntos mais interessantes. 
O programa apresentado por Leda Nagre no dia 4 foi realmente ótimo. Foi justamente sobre Sustentabilidade. Na ocasião se discutiu como o uso racional da água é importante para todos nós, A Reciclagem e o Aro de Reciclar, o Selo Azul [Uso Racional da Água], Jóias Recicladas, etc.
O Paulo Canedo [pesquisador da COPPE/UFRJ]  e o Rogério Rocco [Analista ambiental do Instituto Chico Mendes] fizeram algumas colocações bem intrigantes no programa. Algumas delas, destacarei aqui. Coloque aos 11:45 do vídeo, em que Rogério comenta o gasto da água em relação ao kg da carne. Segundo ele, o gasto varia entre 3 mil litros e 120 mil litros. Vou comentar alguns pontos que achei bem legais, mas recondo que vejam todo o programa, muito bom, vale os 80 minutos.

Paulo comentou que em alguns lugares, há uma boa performance e em outros, uma certa displicência, por se utilizar tanta água. "Temos boas empresas, que produzem a carne com grande performance, e outras, com péssima performance.[...] Mostra simplesmente a displicência, qual é o descaso, que o produtor têm, para com a água".

Paulo ainda comentou que a água aqui é muito barata, ou nem é paga. Rogério afirmou que nós pagamos é pelo serviço, de tratamento e distribuição, e não pela água.

42,1% da água tratada se perde. Mas se você está assustado com o número, prepare-se. Coloque aos 19:19 do vídeo. E veja a afirmação de Paulo: "Por que o povo brasileiro que tem, assiste, a 42,1% de perda na sua produção de água, fica inerte, sem reclamar? Porque ele não sabe, não participa, porque não é ligado à Informação! Quem lê, no site do Ministério das Cidades [..] mostra que 42,1% das águas produzidas pelas empresas, são perdidas! É um número assustador! Chega a ter no Norte do Brasil, uma empresa, um grupo de empresas, que perdem 80% da produção! [..] Por que nós ao assistirmos isso, ficamos parados?!"

UAU. Essa eu não esperava. 80%???

Agora coloque aos 37:28 [lembre-se que eu estou colocando alguns pontos principais, mas se vc prefere ver na íntegra, à vontade], onde Leda comenta suas mudanças nos hábitos, reciclando, e sobre as pessoas que falam "Pra que separar se vai tudo pro lixão?" Rogério também comentou suas mudnças em seus hábitos e comentou sobre uma ONG que trabalha com embalagens Tetra Pak.

Isto e muito mais vc confere aí em cima, no vídeo onde tem o programa completo para vc apreciar.

É isso,
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário