sábado, 5 de novembro de 2011

#carros - A viabilização do Carro Elétrico

Fonte: Revista Eletricidade Moderna - Aranda Editora 
Nº 447, Junho de 2011, Ano 39, Matéria "Presente e Futuro da Tecnologia de Veículos Elétricos", de Burkhard Rarbach, de Mennekes, Alemanha.
Outra Fonte: MENNEKES

Estes dias, estive lendo uma revista sobre Eletricidade e pude conferir uma reportagem sobre os Carros Elétricos. A Matéria, que vem da Alemanha, fala justamente sobre os benefícios e as dificuldades de ter hoje um carro elétrico. Os benefícios destacados pela reportagem são a silenciosidade do motor, seu torque e o baixo nível de poluição. 

O malefício principal seria a autonomia, dificuldade, que vem sido superada pelas montadoras. A alternativa, seria trocar o Acumulador elétrico [Espécie de Tanque] descarregado por um novo, mas como este processo exige uma certa estrutura, sendo que não se tem esta estrutura [visando o número de carros], a alternativa seria carregar o carro na tomada da sua casa mesmo, já que se trata de um processo demorado. Ou então carregar em estações de recarga rápida.

Na própria Alemanha, existe um projeto que visa padronizar os plugues de recarga no mundo.

A REALIDADE BRASILEIRA
A Realidade daqui não é tão favorável ao Carro Elétrico, visando seu preço. A verdade, é que muitos poucos compradores olham a Emissão de Co2 ao fazerem a sua escolha. Aquele que quer comprar um Carro, olha quantos km o carro faz por litro em perímetro urbano ou na rodovia, visando a economia de combústivel. Mas não atenta neste detalhe. E o preço, como já disse, não é favorável para as massas que querem comprar um carro popular. 

Os Carros a Gás ou Álcool\Gasolina são a preferência dos consumidores brasileiros. Se tratando da estrutura, é infinitamente mais fácil encontrar um posto de combustíveis que uma estação de recarga. Embora a realidade vá mudando, ela acontece lentamente. Não o suficiente para falar que o Carro Elétrico pegou no Brasil.

Ele é tido por todos como uma inovação; Carregar o Carro na tomada e etc. Mas quando questionada sobre a autonomia de um carro elétrico, creio que a pessoa possa ficar um pouco desconfiada.

O que eu acho emblemático, é que os Carros Elétricos no Brasil não são acessíveis às massas, e sim a uma minoria. Pelo preço que custa, parece ser mais uma questão de exclusividade: Talvez porque esteja no começo, enquanto que no Japão é anunciado em uma feira, inovações no mercado, como uma maior autonomia aos carros. [Cujo já falei, desafio que vem sendo superado pelas montadoras]

Queria colocar anexado ao post, uma pesquisa da própria revista sobre qtas vezes de Co2 a Gasolina emite a mais que a Energia Renovável, mas como não tenho a fonte da Pesquisa, não acho certo colocá-la. Depois, eu estarei divulgando a pesquisa, assim que tiver a fonte.

É isso,
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário