quarta-feira, 16 de novembro de 2011

#carros - A viabilização do Carro Elétrico [Parte III]

Imagem: Artigo Cinco

Gurgel Itaipu
Este é o último post da série.
De volta sobre o assunto dos carros elétricos, é indiscutível visar a qtde de Co2 que o Carro Elétrico emite usando energia sustentável. A Energia Sustentável está em progresso, e o passo para que possamos ter medidores inteligentes [Smart Grid]  é pequeno. Várias concessionárias de energia se mostraram interessadas nas Smart Grids.

Só que o Carro Elétrico no Brasil ainda está longe de ser uma realidade dos brasileiros, como comentei na Parte I. Falta estrutura, cujo fator foi comentado pela Reportagem da revista Info. Pra mim, o que distancia os brasileiros um pouco do Carro Elétrico, é o preço. Vamos a um exemplo: Quem nunca pensou em adquirir um Smart, por causa do seu tamanho pequeno, mas parou no preço? O tamanho de um Smart inspira Praticidade, mas o Custo-Benefício talvez não. Talvez este seja um dos motivos pelo qual não vejo tantos destes carros rodando em SP. Apesar de ser prático.

Os Carros Elétricos ainda são pra poucos, pra quem quiser pagar. Esta é a verdade. Mas pelo o que parece, a realidade vai mudar nos próximos anos. A autonomia, está sendo cada vez mais valorizada, tal como o tempo de Recarga. Conforme vi na Edição da Revista Info de Novembro, o modelo elétrico Nissan Leaf tem autonomia de 160km, 8hs para carregar completamente a bateria, e em postos de recarga rápida, 80% do serviço pode ser feito em meia hora. O preço é 30 mil dólares.

Se for pensar, 8hs é 1/3 da duração de um dia, que vc deve utilizar para dormir. É o tempo de ligar a tomada na garagem de noite, e tirar da tomada para ir trabalhar de manhã. Acho que o tempo das Estações ainda é ruim, contando que vc vai ter que esperar meia hora para seu tanque abastecer. Seria mais para uma emergência, eu suponho. 

É justamente dessa estrutura é que o Brasil necessita. Investimentos em cima de investimentos são feitos para que o Carro Elétrico possa avançar. É fato, ainda está no começo, mas não esqueçamos do Gurgel ITAIPU, Carro elétrico BRASILEIRO. É um exemplo clássico de praticidade e inovação.

O que esperar daqui pra frente? Com certeza a popularização dos Carros Elétricos, que virá em breve. Afinal, os Carros Elétricos têm tudo pra dar certo, se termos boa estrutura e bom preço. Não poluem tanto. Logicamente entraremos em uma contradição, que é a fonte da energia. É poluente ou não? Portanto, falta estrutura. Pensar nisso seria utópico? Nem tanto, já que as energias renováveis estão tendo cada vez mais atenção, especialmente a Eólica e a Solar.


Bom,
É isso,
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário