sexta-feira, 25 de novembro de 2011

#What - Mas o que é Desenvolvimento Sustentável?

Fonte: De Olho no Clima/British Council e Planeta Sustentável
Imagem: Galeria do Blog Reciclagem Brasil

Desenvolvimento Sustentável: Uma incógnita para os desavisados.
Você já se perguntou... O que realmente é Desenvolvimento Sustentável? Mas o que é isso? Se vc não sabe, pelo menos saiba que muitas empresas nem um pouco 'sustentáveis' se utilizam disto para que você possa adquirir um produto 'supostamente' verde.

Não adianta. Hoje em dia, o termo 'sustentável' se tornou tão popular que este serve de isca para os desavisados, que aliam a palavra 'sustentável' ao termo 'Meio-Ambiente'.

Esta é uma prática bastante criticada que se denomina Greenwashing. Têm âmbito puramente comercial, isto é, com o objetivo de impulsionar as vendas, já que 'cuidar do meio-ambiente' virou regra.
 
Nem todo produto que 'se diz verde, ou sustentável', de fato é. Atualmente. existem alguns órgãos que fazem este tipo de fiscalização. Voltando ao assunto, o que realmente é Sustentabilidade? Será que ela é utópica? A ideia prevalece?

Primeiramente, me baseando no Glossário do Site Planeta Sustentável, Sustentabilidade é a manutenção de todos os aspectos, econômico, social, ambiental, cultural da sociedade humana, de forma com que os impactos ambientais sejam sanados no processo. Ou seja, o mínimo de impacto. Não vou dizer impacto zero, porque aí, pode ser longe demais. 

E Desenvolvimento Sustentável? Pois bem, de acordo com a conferência da ONU, o Desenvolvimento Sustentável se define como aquele que é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem prejudicar a capacidade para atender as gerações posteriores. Ou seja, manutenção. Manutenção.

Defende o consumo [não o Consumismo, não confunda], em um certo padrão. Padrão este, logicamente ecológico. No contexto social, deve satisfazer as necessidades de uma comunidade, no contexto ambiental, não prejudicar os sistemas naturais, como Solo e Água. Não foi o que aconteceu lá no Rio de Janeiro, obviamente.

Pra mim, uma empresa só tem o direito de se dizer sustentável, quando as iniciativas Sócioambientais da empresa suprem o impacto que a empresa produz. Nem sempre é assim. Iniciativas como a do Greenpeace sempre serão importantes. Sempre.

Em breve, mais posts sobre o tema. 

É isso,
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário