sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Preço das Sacolinhas

Foto: Galeria do Blog Reciclagem Brasil

É preciso ter muita cautela ao comentar sobre as sacolinhas. Principalmente porque muita gente dependia dela, e para muitos, foi um grande choque lidar com a nova realidade. E qual é esta realidade?

Quem vai a um supermercado, logo na frente, na entrada, se depara com um grande cartaz, alertando sobre a nova medida. Os supermercados estão colocando mais alternativas à venda, o que não é nada surpreendente. Já vi uma sacola retornável sendo vendida a R$ 20. E uma Sacola, pelo que vi, Oxibiodegradável por R$ 1, e outra por R$ 0,20.

Diferenças de preços à parte, é interessante pensarmos sobre a nova realidade que a medida trouxe. Falei no Meme sobre tudo isso, então é desnecessário falar. Mas é como comentei com um colega. As sacolinhas deixaram de ser distribuidas, e de uma forma ou outra, ainda pagamos por elas, o que deveria ser considerado um absurdo.

Além do mais, temos que pagar por uma sacola. Se não me engano, haviam lojas que davam descontos como uma forma de incentivar o uso da sacola, o que eu acho plenamente correto. A reportagem que eu acabei de achar é curiosa. E por incrível que pareça, não tinha conhecimento do fato. É bem interessante saber que no Rio, as lojas tem que oferecer desconto para incentivar o não uso das sacolinhas.

Mais espetacular é saber que o desconto dado é opção do consumidor. O consumidor só tem direito ao desconto caso compre 5 itens sem usar a sacolinha. O desconto é o valor da sacolinha: R$ 0,03. Parece pouco, mas pense em uma determinada escala, quanto pode chegar o valor. O link das reportagens estão aqui, e aqui.
Porém, se vc não quiser o desconto, você simplesmente não muda nada na sua conta do supermercado e leva as sacolinhas.

Logicamente as cidades sofrem com o descarte feito de forma totalmente errada, o que de certa forma pode se considerar como prejuízo. Mas o que é incômodo, é como as pessoas vão se adaptar. Talvez já tenham se acostumado, mas será que... É justo?

Vocês no Reciclagem, leitores, o que acharam da medida?

Vlws e T+!

2 comentários:

  1. Tenho uma dica, é só não comprar as sacolinhas vendidas no mercado,usar a retornável que vc compra uma vez só, voltar ao uso de tonéis de lixo.Coloque lá todo o lixo orgânico, quando o lixeiro passar é só ele pegar o tonel e despejar direto no caminhão(no caso de conteiners é só vc mesmo despejar os dejetos lá sem sacolas, separe em caixas ou latões o lixo reciclável e doe para papeleiros.Use jornal no lixinho do banheiro,era assim que meus pais faziam quando eu era criança,porque a gente não pode voltar a fazer o mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Deise, são dicas muito boas, e que em breve vou compartilhar. A do cesto eu já até comentei em um dos meus posts, que era a antiga realidade. Acho particularmente estranho ter de pagar pela sacola, mesmo com a proibição. Acho que deveria ter um pouco mais de incentivo, já que o problema é em parte cultural. Grato pelo seu comentário

    ResponderExcluir