quinta-feira, 17 de maio de 2012

Entrevista - Alexandre Oelsner, do Revira Ideias

Hoje, tive a oportunidade de poder fazer algumas perguntas ao fundador do site Revira Ideias, Alexandre Oelsner. Há aproximadamente dois anos e meio vendendo produtos ecossustentáveis pela internet, Alexandre é um dos empreendedores que acreditou em uma ideia, e hoje, fala um pouco sobre o site. 

RB: Qual é a missão da Revira Ideias?

Alexandre: A missão da Revira é ser um canal exclusivo para o comércio eco-sustentável, facilitando a vida de quem procura esses produtos, divulgando este novo modo de consumir e estimulando os produtores.

 RB: Quando, onde, como surgiu o site e a ideia em si?

Alexandre: A ideia começou no final de 2009, quando minha namorada e eu decidimos morar juntos. Queríamos uma casa com decoração sustentável, mas não achávamos nada nas lojas. Começamos então a procurar produtos nacionais que fossem produzidos com materiais ecologicamente corretos e acabamos encontrando muito coisa pelo país. Daí resolvemos montar uma loja virtual que reunisse apenas produtos eco-sustentáveis produzidos no Brasil.

 "Tenho percebido que a preocupação ambiental está cada vez mais presente na vida de todos." Alexandre Oelsner, do Revira Ideias 

RB: Quais tipos de produtos vcs disponibilizam?

Alexandre: Trabalhamos apenas com decoração e utilitários. E são centenas de produtos, dos mais diversos materiais: alumínio reciclado, restos de tecido, vidro reciclado, garrafas reaproveitadas, sobras da produção de milho, descartes de madeira, jornal, ... 

RB: Como é a relação com os consumidores? O RV está tendo uma boa aceitação por parte de seus consumidores?

Alexandre: Quem descobre a Revira adora a ideia e quem compra com a gente fica encantado com os produtos. Mas muita gente ainda tem um certo preconceito com produtos reciclados e reaproveitados e nem dá chance para conhecer a nossa proposta. 

RB: Foi difícil se adaptar a este nicho de mercado? Quais são suas experiências?

Alexandre: Tenho percebido que a preocupação ambiental está cada vez mais presente na vida de todos. Por isso mesmo, achava que não seria tão difícil trabalhar neste mercado. Só que fui, de certa forma, ingênuo em acreditar que as pessoas se interessariam de cara pela nossa proposta. De qualquer maneira, sinto que estamos no caminho certo. O que falta é uma maior divulgação deste novo nicho de mercado. 

RB: A Revira Ideias já tem, ou caso não tenha, poderá ter lojas físicas?

Alexandre: Ainda não temos lojas físicas, mas pensamos sim em ter. Talvez em poucos anos. 

RB: Você acha que atualmente os produtos eco estão em alta?

Alexandre: Embora ser “ecologicamente responsável” esteja na moda, as pessoas ainda não estão acostumadas a procurar por alternativas aos produtos que costumam comprar. E o governo, que deveria dar benefícios a este mercado, também não se mostra interessado. Assim os produtos “eco” ainda são caros em comparação aos outros. Uma maior demanda pode, além de reduzir os custos, fazer com que se desenvolvam novos produtos. Desejamos é que as pessoas abracem a ideia da preocupação ambiental e comecem a preencher as suas rotinas com atitudes sustentáveis :::

 Perguntas de Leo Miyamoto - 16-17 de Maio de 2.012

Agradeço muito ao Alexandre, por responder nossas perguntas, e também por nos prestar alguns esclarecimentos.
O site do Revira Ideias é: www.reviraideias.com.br

É isso,
Flws e T+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário